Conquiste a todos com receitas exclusivas dos bolos caseiros mais tradicionais do Brasil. Aprenda como fazer estes incríveis bolos e também aprenda a vendê-los!

Neste Natal, prepare rosca de gengibre e nozes para a ceia

0

Natal é o período do ano em que se confraterniza e troca presentes, além de se comer, e muito. Bacalhau, lombo, peru, tender, bolos, frutas secas, rabanadas, panetones, a lista de iguarias da época é extensa e variada.
Cada família, ou pessoa, carrega suas próprias tradições e formas de comemorar a data. Seja por causa da religião ou da forma como foi criado, é possível ter todo o tipo de ceia.
Alguns alimentos, como as nozes e as uvas passas, estão sempre presentes, apenas variando a forma como aparecem. Uma das formas de tê-los na mesa é recheando bolos e tortas com as frutas cristalizadas.
“Bolos e Biscoitos”, da Publifolha, tem um capítulo inteiro dedicado a receitas para festas. Aniversários de 1 ano, 15 ou 18 anos, dia dos namorados, batizados, casamentos e outras datas comemorativas, possuem delícias para se preparar.
Veja como preparar uma rosca de gengibre e nozes para o Natal:
*
Rosca de gengibre e nozes
Preparo:
30 minutos, mais a maceração
Cozimento:
1h-1h10
Rendimento:
10 porções
Ingredientes:
– 100 g de uvas-passas
– 100 g de cerejas em calda partidas ao meio
– 125 ml de licor de amêndoas tipo amaretto
– 225 g de manteiga em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
– 125 g de farinha de trigo especial, mais um pouco para polvilhar
– 125 g de açúcar mascavo claro
– 2 ovos grandes levemente batidos
– 2 colheres (sopa) de glicose de milho
– 2 colheres (sopa) de melado
– 100 g de farinha de trigo com fermento
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 125 ml de leite
– 4 pedaços de gengibre em conserva picado
– 400 g de pistache e castanhas-do-pará picadas
– 250 g de açúcar refinado
– 150 cream cheese
– 400 g de açúcar glacê peneirado
– 2 colheres (sopa) da calda do gengibre em conserva
Modo de Preparo:
1 Coloque as passas e as cerejas numa tigela com o licor. Cubra e deixe macerar durante a noite. Preaqueça o forno a 160ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma de pudim com 23 cm.
2 Bata 125 g de manteiga e o açúcar mascavo na batedeira ou com uma colher de pau até ficar leve e cremoso. Adicione os ovos um a um, batendo bem. Junte a glicose e o melado e bata novamente. Peneire por cima as farinhas e o bicarbonato, acrescente o leite, as frutas ao licor e o gengibre e incorpore ao creme, mexendo bem. Despeje na fôrma.
3 Asse por cerca de 1hora, até que ao espetar um palito no meio da massa ele saia limpo. Tire do forno, deixe esfriar e desenforme numa travessa.
4 Toste os pistaches e as castanhas sem óleo por 3-5 minutos. Unte uma assadeira grande e salpique as sementes. Aqueça o açúcar numa panela de fundo grosso por cerca de 5 minutos, até dissolver e começar a dourar. Tire do fogo imediatamente e despeje a calda por cima. Deixe esfriar.
5 Coloque o cream cheese, o açúcar glacê, a manteiga restante e a calda de gengibre numa tigela e bata bem, até obter um glacê liso. Espalhe-o sobre o bolo com uma faca lisa. Quebre as sementes carameladas em pedaços e decore a parte superior do bolo.
*
Bolos e Biscoitos
Autor: Hannah Miles
Editora: Publifolha
Fonte: Livraria da Folha

Vote!

Leave a Reply